sexta-feira, 4 de março de 2011

Uma das mas Belas paisagem...

                                                   Fernando de Noronha

Além das praias, baías e natureza riquíssima, Noronha também reserva outras surpresas para os turistas. São 500 anos de história, que tornam o Arquipélago, além de um Patrimônio Natural, um verdadeiro Patrimônio Histórico que merece ser visitado e, sobretudo, preservado. Conheça, nesta seção, um pouco mais sobre as histórias de Fernando de Noronha, desde o seu descobrimento até hoje.


A ocupação de Fernando de Noronha é quase tão antiga quanto a do continente. Em decorrência da sua posição geográfica, o arquipélago foi uma das primeiras terras localizadas no Novo Mundo, registrada em carta náutica no ano de 1500 pelo cartógrafo espanhol Juan de La Cosa e em 1502 pelo português Alberto Cantino, neste com o nome "Quaresma".

Sua descoberta, em 1503, é atribuida ao navegador Américo Vespúcio, participante da segunda expedição exploratória às costas brasileiras, comandada por Gonçalo Coelho e financiada pelo fidalgo português Fernão de Loronha, cristão novo, arrendatário de extração de Pau-Brasil.    
"O paraíso é aqui." Assim Américo Vespúcio descreveu o Ilha em 1503, que chamou de São Lourenço .



O arquipélago de Fernando de Noronha é dividido em Parque Nacional Marinho e Área de Proteção Ambiental. Cada área protege o meio ambiente para assegurar a preservação das espécies e a ocupação humana racional.

            

  Fernando de Noronha umas das mas belas paisagem do mundo!





quarta-feira, 2 de março de 2011

“A Maior Covardia de um Homem é Despertar O Amor de uma Mulher…

Sem ter a intenção de amá-la.” Foi sobre esta afirmação poética do Augusto Branco que o “covardão” do Kris Arruda escreveu este texto aqui lá no Macho Moderno.

TPM na adolescência




Você se olha no espelho e leva um susto: o rosto está cheio de espinhas, o corpo parece inchado e os seios estão doloridos. Para piorar, seu humor muda a cada instante. Uma hora, você se derrama em lágrimas. Noutra, mal consegue controlar a raiva. E o mundo inteiro - família, amigos, namorado - parece conspirar contra você. O que significa tudo isso? Apenas três letrinhas - TPM.


Afinal, o que é TPM?

TPM é a sigla para Tensão Pré-Menstrual. É um conjunto de sintomas que costuma aparecer alguns dias antes da menstruação. Ela surge de mansinho... E sem você notar, vai bagunçando toda a sua vida. Até que finalmente você fica menstruada e livra-se dela!O problema é que até a menstruação chegar algumas mulheres sofrem e muito com a TPM. E quem estiver por perto - pai, mãe, irmão, namorado, cachorro - acaba sofrendo junto.

Qual é a causa da TPM?
Não se sabe exatamente o que causa a TPM. Mas os médicos acreditam que os hormônios têm uma boa parcela de culpa. Alterações nos níveis de cálcio e magnésio também podem ter influência.

Adolescentes x TPM

Os sintomas da TPM lembram muito aqueles probleminhas da adolescência, que você conhece bem. Se nessa fase já é difícil identificar a TPM, imagine lidar com ela! Por isso, o melhor a fazer é tentar relaxar.

Assim que notar que a TPM está chegando, avise quem estiver por perto. Converse, explique o que está acontecendo. Assim, ninguém vai estranhar seu mau-humor! De quebra, seus pais, irmãos, amigos e namorado - terão mais paciência, o que vai ajudá-la a superar essa fase.

Se estiver difícil lidar com a TPM, procure um ginecologista. Ele é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para você.

 



 

Dicas eficientes


Os especialistas costumam indicar alguns cuidados, que podem diminuir os sintomas da TPM:

- Esqueça os hambúrgueres! Durante a TPM, procure comer alimentos leves: cereais, frutas frescas, vegetais.
- Prefira peixe! O aumento do consumo de peixe pode diminuir muitos sintomas.
- Evitar carnes vermelhas, leite e derivados pode ser benéfico para algumas mulheres.
- Diminua o consumo de sal, café, açúcar e álcool.
- Pratique exercícios. Procure andar pelo menos 30 minutos por dia. Natação, exercícios aeróbicos e alongamento também podem aliviar a TPM.